Minhas Dicas

A primeira dica e que pra mim eu acho a mais importante: NÃO CONTE PARA NINGUÉM QUE VC VAI COMEÇAR A FAZER DIETA. Dieta, reeducação alimentar, não importa o nome. Não conte a ninguém. Se for inevitável, conte no máximo para uma ou duas pessoas mais próximas. Mas só se for inevitável, ou seja, se essas pessoas perceberão com certeza que vc irá mudar a sua comida. Do contrário, não conte. (eu por exemplo não contei nem para meu marido)
Mas, por que não contar? É simples: a maioria das pessoas não quer que vc emagreça. Ou vão achar que vc não é capaz. Ou vão te desestimular dizendo que é difícil. Ou vão dizer que vc está ótima e não precisa disso. (Geralmente aquelas "tias" que usam calça 52 e acham que são saudáveis) É isso, algumas pessoas (com excessões, claro) têm inveja de nosso sucesso e felicidade. Como infelizmente a maioria das vezes não conseguimos identificar quem à nossa volta REALMENTE quer o nosso bem, então é melhor não contar a ninguém.
Minha mãe sempre diz que quando vc quer uma coisa, deseja DE VERDADE conseguir algo, com todas as suas forças, vc não deve contar a ninguém. Isso nos fortalece. No começo eu não dava muita bola pra isso que ela falava, mas hoje estou com quase 30 anos e vejo que TODAS as vezes que não saí espalhando aos 4 ventos o que eu queria, eu consegui. Simples assim.


Mas é claro que nós mulheres somos muito comunicativas e vamos desejar sair contando para todo mundo o quanto estamos felizes quando percebermos que o ponteiro da balança começou a descer. É aí que entra a minha segunda dica: FAÇA UM BLOG! Escreva suas idéias e desabafos.
Aí vc me diz: Mas vc não acabou de dizer que não era para contar para ninguém?
Sim, eu disse. Mas deixa eu explicar uma diferencinha básica: Aqui ninguém conhece ninguém. Ou quase isso. Aqui, vc não precisa revelar sua real personalidade. Ninguém te conhece pessoalmente, a não ser que vc revele quem é. Todas tem o mesmo objetivo, logo umas apoiam as outras. Os seus pensamentos serão expostos, mas você, a sua imagem e sua pessoa real, estará protegida. Essa é a diferença. É aí que a gente pode escrever, desabafar, se inspirar... sem ser julgada e desestimulada, pois as pessoas próximas não irão saber, só no seu blog. Não sei se consegui ser clara, só sei que se vc fizer um blog não irá se arrepender...


Minha terceira dica: Leia muito. Leia vários livros e revistas sobre emagrecimento e vá tirando um pouquinho de cada um. Nesse universo do emagrecimento, há muitas dicas valiosas, inclusive dicas de quem passa exatamente polo que a gente passa. Isso tem um valor imenso, vc nem imagina. Informação é tudo, mas vale lembrar que nem tudo o que se lê é verdade. Procure fontes confiáveis.


Quarta dica: Remédios para emagrecer não são vilões. Mas também NÃO SÃO HERÓIS.
Por quê?
Porque eles vão te ajudar e muito a controlar a fome no começo. Isso vai te estimular e vc vai perceber que é capaz de emagrecer quando achava que tudo estava perdido. No meu caso, foi a Sibutramina 15mg.
Mas uma hora vc vai precisar parar de tomar. E é nessa hora que vc percebe que o remédio não é o herói da história. VOCÊ É. Cabe a você continuar com a alimentação regrada para continuar emagrecendo ou manter o peso estável.
É mais difícil? Sim. Porque o seu apetite voltará ao "normal" e vc vai voltar a sentir vontade de comer coisas que o remédio dava quele "nojinho". Mas vc vai se lembrar dos quilos que já eliminou e vai pensar duas vezes antes de ceder aos desejos gordos. Aí sim, a heroína é você. Você percebe que é mais forte do que imaginava.


Quinta dica, também muuuito importante: PESE-SE TODOS OS DIAS. Compre uma balança digital. Dê um jeito, economize e compre. Vc pode achar até por menos de 40 reais nas grandes lojas.
Pese-se todos os dias, totalmente sem roupa após ter feito xixi. Esse é o seu peso real. Não se assuste se no final do dia vc se pesar por curiosidade e descobrir que está 1 quilo ou um quilo e meio mais pesada do que de manhã. É assim mesmo. (Não sei ao certo o motivo, mas acredito que seja tudo o que comemos, intestino, retenção de líquidos, inchaço)
Mas por que pesar todo o dia? Isso não aumenta a ansiedade?
Eu digo que não. Por vários motivos: Se vc se pesar uma vez por semana e descobrir que engordou um quilo, você poderia ter evitado isso e mudado o jogo quando esse 1 quilo eram apenas 300 gramas. E outra: vc pode se pesar sem roupa, coisa que não consegue fazer numa farmácia, por exemplo. Também penso que, se desejo controlar a alimentação todos os dias, também devo conferir o peso todos os dias. Com o tempo, passo a descobrir o que me faz bem e o que não me faz bem. Percebo quando o peso a mais é só TPM ou inchaço. Vc fica mais esperta, se conhece melhor.


Sexta dica: (ah, essa é infalível) Conte calorias.Quer emagrecer? Faça as contas. Não adianta querer fugir disso. Vc elimina peso quando o gasto calórico é maior do que a ingestão calórica. Isso não vai mudar nunca. Mas não vá se tornar uma doida que sai falando pra todo mundo quantas calorias tem isso ou aquilo. Vá com calma, isso é uma coisa pessoal sua. (lembre-se da primeira dica!) Ninguém precisa saber.
Informe-se sobre as calorias dos alimentos. Anote tudo o que comer e some ao final do dia. Não adianta tentar se enganar, anote tudo mesmo. vc vai se surpreender com o número de calorias que certos alimentos têm, e naturalmente irá aprender a gostar de comer alguns, e deixar de lado outros. Principalmente quando perceber que isso dá certo.


Sétima dica: Faça exercícios. Mexa-se. Tá bom, não é uma dica que eu sigo taaanto assim, afinal, não tenho muito tempo. Mas todas nós sabemos o quanto é importante, então, dispensa comentários, não é mesmo?


Oitava dica: veja fotos de gente que emagreceu. Fotos de antes e depois são inspiradoras demais. Se desejar, tire fotos suas ao longo da R.A. e veja o quanto você mesma evolui.


Nona dica: Se vc eliminar muito ou algum peso, será inevitável que as pessoas percebam isso.
Aí pode ser que a primeira dica lá em cima vá ficando um pouco difícil. Não vai dar para esconder por muito tempo, claro.
Mas uma coisa é certa: vc vai ouvir um monte de "você ficou ótima" ou "nossa, ficou bem mais bonita assim" ou até "é eu percebi que vc estava mais cheinha mesmo, mas está bem agora". Aí vc vai perceber que aquelas pessoas ordinárias e falsas que no começo falavam que vc estava "ótima" na verdade estavam pensando era em como vc estava gorda. Percebe agora a importância da primeira dica? É para essas pessoas que vc não precisará revelar muitos detalhes sobre o seu sucesso. Diga apenas que mudou algumas coisas na sua vida e que emagrecer foi uma consequência disso. Vai encher de gente perguntando o que vc fez. Inclusive aquela tia gorda da calça 52. Cabe a vc perceber quem merece que vc divida as suas dicas e suas experiências.


Décima dica: Não pare quando atingir a sua meta. Se novo corpo é consequência da sua nova vida e seus novos hábitos. Se vc parar ou voltar para os hábitos antigos, voltará a ter o corpo antigo. É ISSO O QUE VOCÊ QUER?





2 comentários:

  1. òtimas dicas, de verdade. A décima é FATO! Junto com as outras, mas essa mecheu mais comigo. haha

    ResponderExcluir
  2. Ola, Lu Wildflower! Estou a conhecer o teu blog, e estou adorando, é muito interessante, gostaria de trocar ideias com vc. Também estou na luta para emagrecer e sei como é complicado quando as pessoas descobrem que estamos andando nas dietas, ou elas não entendem ou não querem nos ver magras e lindas.

    Até já!

    Beijinhos!

    ResponderExcluir